HSUPA é lançado pela operadora 3, na Itália

A primeira rede em operação comercial com a tecnologia HSUPA (High Speed Uplink Packet Access) foi lançada esta semana pela operadora 3, na Itália. A HSUPA permite que o usuário envie dados em uma velocidade de até 1,4 Mbps e receba em até 14,4 Mbps. Trata-se de um passo seguinte em relação às redes tradicionais de terceira geração em WCDMA, cujas velocidades de upload e download são bem menores. A rede da 3 foi fornecida pela Ericsson, que também vendeu os equipamentos da rede WCDMA para a operadora em 2003.
O ano de 2007 promete ser marcado pela adesão ao HSUPA. Várias outras operadoras internacionais pretendem adotar a tecnologia até dezembro. Dentre elas estão a coreana KTF, a australiana Telstra e a alemã T-Mobile.
A HSUPA é uma nova tecnologia da família HSPA. Seu foco principal é melhorar a velocidade de envio de dados. É uma solução irmã à HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), cujo objetivo é aumentar a velocidade de download. A utilização da HSDPA está mais difundida, tendo sido lançada em dezenas de operadoras ao redor do mundo. No Brasil, a introdução de tais tecnologias deve acontecer somente após o leilão das freqüências em 1,9 Ghz, que permitirá a instalação de redes 3G em WCDMA.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!