Brisanet fará uso secundário do 3,6 GHz em 163 cidades do Nordeste

Fachada de loja da Brisanet. Foto: Divulgação

A Anatel deu sinal verde para um pedido da Brisanet para uso secundário de um bloco adicional no espectro de 3.690 MHz, em 163 cidades do Nordeste.

A autorização para o uso dessa radiofrequência foi publicada nesta segunda-feira, 2, no Diário Oficial da União (DOU) e faz parte da estratégia da companhia para a expansão das redes móveis.

O uso do novo bloco de 20 MHz na frequência será em caráter precário e secundário. Ou seja, a Brisanet pode operar em 3.690 MHz, mas outras empresas também podem ter acesso, desde que não haja interferência.

Notícias relacionadas

A autorização expedida pela Anatel é válida até 23 de setembro de 2029 e abrange 163 municípios distribuídos distribuídos em três estados: 117 no Ceará; 41 no Rio Grande do Norte e cinco na Paraíba. Veja a lista na íntegra

Com essa faixa (parte da "banda C estendida"), a Brisanet agora tem um bloco a mais disponível para ampliar a capacidade dela no mercado de telefonia móvel. A empresa já detinha um bloco regional de 80 MHz no 3,5 GHz, adquirido no leilão 5G de 2021. Neste caso, o espectro fica entre as faixas de 3.600-3.680 MHz. 

Avaliação

Segundo a Anatel, atualmente não há outras empresas operando na mesma frequência de 3.690 MHz nos municípios contemplados pela autorização. Além de uma série de cidades do interior, essa lista também inclui grandes cidades, como Fortaleza (CE), Mossoró (RN) e Juazeiro do Norte (CE).

A solicitação da Brisanet foi avaliada por meio do sistema Mosaico. A Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER) da Anatel manifestou parecer favorável. Esse órgão indicou que não há impedimentos técnicos para o uso da frequência, desde que sejam respeitadas futuras coordenações com outras entidades que venham a operar na mesma faixa em caráter secundário.

Brisanet móvel

Em setembro, a Brisanet registrou 222 mil acessos móveis no Brasil – sendo 17 mil na quinta geração da tecnologia. Na última semana, a operadora cearense lançou a quinta geração móvel em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Segundo a operadora, a expansão do 5G está acontecendo "do interior à capital". 

Aliás, a rede atual da operadora é composta por pouco mais de 1,4 mil estações rádio base (ERBs) – sendo a maior parte em 2,3 GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!