MP do repasse de R$ 3,5 bi do Fust para educação perde eficácia

Alunos utilizando computadores em escola pública

A Medida Provisória (MP) 1.060/2021, que altera a lei 14.172/2021, que dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais a alunos e a professores da educação básica pública, perdeu sua eficácia na quarta-feira, 1º de dezembro. A MP previa que o repasse de R$ 3,5 bilhões de recursos do Fust para estados municípios e Distrito Federal seria disciplinado por Ato do Poder Executivo, inclusive quanto aos prazos, à forma e à prestação de contas de sua aplicação.

A orientação da medida provisória é diferente da disciplina na legislação 14.172/2021. Pela lei aprovada pelo Congresso Nacional em junho, o governo deveria repassar os valores em até 30 dias após a publicação da lei. Isso seria em 10 de julho de 2021.

Em julho, dias antes do prazo, governo entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade, com o pedido de liminar, no STF contra a legislação, afirmando que a lei violaria as condicionantes fiscais para expansão de ações governamentais no curso da atual pandemia, fixadas tanto nas Emendas Constitucionais no 106/2020 e 109/2021 quanto na Lei Complementar no 173/2020. Dizia também que a legislação desrespeitaria o limite de gastos estabelecido pela Emenda Constitucional no 95/2016 (PEC do Teto de gastos), interferindo na estruturação e custeio de ações governamentais de acesso à educação adotadas no contexto da pandemia. O Supremo concedeu liminar em favor do governo, prorrogando o prazo para agosto de 2021.

Notícias relacionadas

No meio do caminho, surge a MP 1.060/2021, estabelecendo que o repasse seria disciplinado por Ato do Poder Executivo e os recursos executados de maneira descentralizada. O que não aconteceu.

Agora, se o Congresso não disciplinar as relações jurídicas via decreto legislativo ou se o Supremo Tribunal Federal não emitir uma nova decisão, estudantes e professores da rede pública de ensino continuarão sem ações e medidas que garantem o acesso à Internet e o ensino remoto, já que permanecem os prazos e as regras estipuladas pela medida provisória.

Segundo informações apuradas pelo TELETIME, líderes de oposição estão discutindo a possibilidade de um Decreto Legislativo. A edição de decreto legislativo não é algo comum no Congresso, o que na avaliação de fontes ouvidas, torna difícil a iniciativa ir adiante.

Críticas

A emissão da medida provisória pelo governo foi alvo de críticas tanto por deputados quanto por senadores. Durante a audiência pública realizada pelas comissões de Ciência e Tecnologia e Educação da Câmara com o ministro das Comunicações Fabio Faria, vários parlamentares perguntaram ao representante do governo se realmente há um compromisso, por parte do Executivo, de garantir Internet para as pessoas.

O deputado Danilo Cabral (PSB-PE) disse que o governo não prioriza o acesso à Internet, especialmente nos tempos de pandemia. "Se isso fosse verdade, não entraria no STF para questionar uma lei aprovada pelo Congresso e nem editaria uma MP, no apagar das luzes do repasse dos recursos, criando novas regras para o uso do Fust para as escolas", afirmou.

No Senado, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a devolução da Medida Provisória 1.060/2021. "O texto foi aprovado por unanimidade nesta casa e foi para a Câmara, onde também foi aprovado. O presidente da República vetou, o Congresso derrubou o veto, e agora, vem uma Medida Provisória mudando o que decidimos. Nós não podemos mudar uma lei que aprovamos no mesmo ano", disse Izalci no plenário da casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!