Vivo migra sistema legado para plataforma da Ericsson

A Vivo está realizando a migração de um sistema stack legado com quase duas décadas de atividade para uma nova plataforma baseada em nuvem e fornecida pela Ericsson. O movimento faz parte dos preparativos internos da operadora para o padrão 5G.

Batizado como Pandora e iniciado em 2018, o projeto de atualização foi explicado pelo CIO da Vivo, André Kriger, durante o evento Telco Club promovido nesta quarta-feira, 2. Segundo o executivo, o sistema legado foi herdado ainda da Portugal Telecom, antiga acionista da Vivo até a Telefônica comprar a totalidade das ações da operação móvel em 2010.

A migração de clientes para a nova plataforma da Ericsson "preparada e com capacidade de suportar a nova rede 5G" já começou, primeiro com os clientes pós-pagos. Ao longos dos próximos meses, clientes pré-pagos, controle e corporativos também devem ser levados para o novo ambiente "cloudificado" de sistemas.

Notícias relacionadas

Simplificação

Além do Pandora, a Vivo também tem colocado em prática o projeto Fusion, que resultará em uma simplificação da topologia da rede da empresa (diminuindo inclusive a quantidade de equipamentos necessários). O esforço também faz parte da preparação para a chegada do 5G.

De forma geral, a área de TI da Vivo envolve um investimento anual de R$ 2 bilhões (entre capex e opex), mais de 500 sistemas distintos funcionando e um data lake de 39 petabytes. A unidade soma cerca de 6,5 mil colaboradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!