Claro: OpenRAN não é capaz de substituir Huawei no Brasil

Foto: Pixabay

Para a Claro, a adoção do modelo de redes de acesso abertas com múltiplos fornecedores (OpenRAN) não será capaz de substituir a demanda deixada pela Huawei em caso de um eventual banimento da chinesa do 5G do País.

"Vimos presidente de empresa [concorrente] dizendo que não precisa mais de Huawei porque se acredita no OpenRAN, mas a Huawei não é só RAN [redes de acesso]", afirmou o diretor de engenharia da Claro, André Sarcinelli, em provável referência à declarações do comando da TIM.

"É preciso acesso, transmissão, core. 5G não é só antena e o OpenRAN não substitui a Huawei. Não cabe tratar esses dois assuntos juntos, tem que tratar separadamente", completou o executivo. A declaração foi feita durante o evento Telco Club, promovido nesta quarta-feira, 2, pela consultoria Teleco

Notícias relacionadas

A Claro já se coloca publicamente contra um eventual bloqueio da Huawei desde 2019; na última semana, a Conexis Brasil Digital, que representa as operadoras, se opôs oficialmente à medida. Nos últimos meses, os EUA têm promovido o OpenRAN como uma alternativa para o 5G em caso do banimento das chinesas.

5G DSS

Sarcinelli também defendeu que o 5G com compartilhamento dinâmico de espectro (5G DSS) não é uma espécie de "pré-5G", mas a chegada efetiva da quinta geração de redes. Ainda assim, o diretor reconheceu que o leilão de 2021 abrirá caminho para maior volume espectral por parte das operadoras, o que deve ter impacto gradual nas velocidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!