Publicidade
Início Newsletter TV paga volta a apresentar retração em outubro

TV paga volta a apresentar retração em outubro

O mercado de TV paga em 2016 segue a tendência de oscilar crescimento e perda de base. No último balanço da Anatel, referente ao mês de outubro, o mercado voltou a apresentar queda, fechando o mês em 18,941 milhão de assinantes, o que é um total de 16 mil assinantes a menos em relação ou que havia sido reportado em setembro. A Anatel, contudo, tem feito permanentemente ajustes nos números de meses passados, principalmente na base das pequenas operadoras, de modo que pelos novos dados da agência a queda teria sido maior, de expressivos 42 mil assinantes. Possivelmente há algum dado que será ajustado nos próximos meses.

Olhando os dados das grandes operadoras, que costumam reportar números com maior precisão e sem tantas revisões, o que se vê é praticamente uma estabilidade no mercado. Duas operadoras apresentaram quedas de base em outubro: Sky, com 26,7 mil clientes a menos e um total de 5,31 milhões de assinantes; e Vivo TV, que perdeu 13,2 mil assinantes, fechando outubro com uma base de 1,749 milhão. O grupo América Móvil cresceu 17,8 mil clientes, fechando o mês em 9,896 milhões de assinantes, sendo a Net Serviços com 7,293 milhões (aumento de 6,78 mil) e a Claro HD com 2,602 milhões (aumento de 11 mil clientes no mês). É o quito mês seguido em que a operação de DTH do grupo mexicano mostra crescimento. Já a Blue, que também é parte do grupo mas na Anatel ainda aparece reportada de maneira separada, perdeu 3 mil assinantes no mês, fechando em 114 mil clientes. A Oi TV cresceu 15 mil assinantes em outubro, para 1,274 milhão de clientes.

Na comparação anual, o mercado de TV paga perdeu em 12 meses 471 mil clientes, o que confirma uma gradual desaceleração no ritmo de queda desde o começo do ano.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile