Otávio Rodrigues toma posse como conselheiro da Anatel e defende regulamentação mais eficaz

Otávio Rodrigues tomou posse nesta quarta, dia 2, como conselheiro da Anatel. Em seu discurso, Rodrigues enfatizou a importância de ampliar os esforços regulatórios em defesa dos interesses dos usuários. ele lembrou que esta questão está colocada desde os tempos em que ocupou a consultoria jurídica do Ministério das Comunicações, há 10 anos, e que a despeito dos esforços da agência ainda precisam de atenção. Ele apontou que há um elevado grau de judicialização. "A agência melhorou muito nos últimos anos nessa questão do consumidor, mas o problema de judicialização permanece", disse ele em conversa com jornalistas após a posse.

Rodrigues disse que é necessário buscar uma regulamentação que tenha mais eficácia, e não necessariamente mais regras. Para chegar a isso, disse Rodrigues, "é preciso produzir análises de impacto regulatório mais precisas e também cuidar para que não se regule desnecessariamente (setores que têm liberdade), como os serviços over-the-top". Ele também se disse a favor, em teoria, de outras formas de sancionamento, como Termos de Ajustamento de Conduta. "É um modelo adotado pelo Judiciário e que em princípio é bom, mas é preciso analisar a forma", disse.

Uma das primeiras questões sobre as quais o novo conselheiro da Anatel terá que se debruçar é o um primeiro TAC da Oi, pautado para julgamento nesta quinta, 3, mas que provavelmente será adiado para dar tempo a Rodrigues se inteirar sobre o tema. Ele não quis se pronunciar sobre a matéria específica, mas disse que esse tipo de procedimento é perfeitamente aceito e pode trazer resultados mais interessantes.

Notícias relacionadas

Em seu discurso de posse Rodrigues também disse acreditar que a legislação atual dá conta de grande parte dos desafios que estão colocados para a atualização do modelo, ainda que tenha reconhecido a necessidade de ajustes pontuais na lei a serem feitas pelo congresso. Ele também preferiu não se manifestar sobre as alternativas colocadas à reforma do modelo de telecomunicações, mas reconheceu que o principal embate será em relação à natureza dos serviços prestados em regime público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!