Oi/Brt lidera o ranking de reclamações aos Procons no consolidado do ano

Os serviços de telecomunicações foram os campeões de reclamações dos consumidores neste ano. De acordo com o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, elaborado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) divulgado nesta quarta-feira, 2, pelo Ministério da Justiça, os serviços de Internet, telefonia fixa, móvel e vendas de aparelho celular responderam por 39,45% das reclamações feitas no ano.
As quatro grandes operadoras de celular do Brasil ficaram entre as dez campeãs de reclamações de 2009, sendo que a Oi/Brasil Telecom foi o primeiro lugar no ranking, com 5.966 reclamações. A TIM ficou em 5º lugar, com 2.376 queixas, seguida pela Claro, em 7º, com 2.259. A operadora mais bem colocada foi a Vivo, que ficou em 9º lugar com 2.023 reclamações.
Das 104.867 queixas feitas neste ano, 30% não foram atendidas, e mais uma vez as operadoras de telefonia móvel têm destaque neste ranking. A Claro foi a segunda empresa que menos atendeu suas reclamações, com índice de 47,8% de queixas não respondidas, seguida pela Oi/BRT, com índice de 47%. A TIM contou com 41% de reclamações não atendidas, e a Vivo, com 25,8%.

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A empresa com maior índice de queixas não respondidas foi a fabricante de eletroeletrônicos BenQ-Siemens, que teve 77,9% de suas reclamações não atendidas.
De acordo com informações da Agência Brasil, as empresas que apresentaram muitas reclamações durante este ano podem ser intimadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça. O ranking foi elaborado a partir de reclamações feitas junto aos Procons estaduais entre setembro de 2008 e agosto deste ano.
Cabe destacar que as operadoras de celular têm 170 milhões de clientes e as de telefonia fixa, cerca de 40 milhões de assinantes. A TV por assinatura é responsável por mais 7 milhões de usuários. Nesse universo, o número relativo de queixas do setor de telecomunicações é menor do que o de outras indústrias.

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