Estado do Rio levará acesso WiFi gratuito a 10 milhões de pessoas em 2010

O estado do Rio de Janeiro terá redes WiFi gratuitas cobrindo cerca de 10 milhões de pessoas em 2010, como parte do projeto Estado Digital. A estimativa é do secretário de estado de ciência e tecnologia do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso. "A finalidade é democratizar a Internet, mas sem competir com as operadoras", diz o secretário. Ele acredita que o cliente de classe média, que paga hoje por um acesso com velocidades a partir de 1 Mbps, não trocará por um serviço gratuito com velocidade mais baixa.
As primeiras áreas cobertas com WiFi de graça na capital fluminense foram as favelas Santa Marta e Cidade de Deus, além das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. Nesta quarta-feira, foi inaugurada cobertura em seis cidades da Baixada Fluminense. O próximo passo será uma rede WiFi ao longo de toda a Avenida Brasil, desde a rodoviária até o bairro de Santa Cruz, com previsão de inauguração daqui a duas semanas. O projeto da Avenida Brasil é orçado em R$ 5 milhões e está sendo coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Favelas e interior

Notícias relacionadas
Em janeiro, o governo estadual pretende levar redes WiFi para as favelas que foram ocupadas esta semana por forças policiais: Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, com orçamento de aproximadamente R$ 2 milhões e coordenação da PUC-RJ. Há planos também de construir uma rede na Rocinha, mas a favela ainda não foi ocupada pela polícia.
Ao longo de 2010, o projeto Estado Digital será expandido para as cidades de Petrópolis, Friburgo, Volta Redonda, Resende, Macaé e Niterói. Há um projeto específico de se construir um corredor digital entre Niterói e Macaé em parceria com a Petrobras.
Além do acesso gratuito, o Estado Digital prevê a oferta futura de ensino técnico e laboratórios de informática nas regiões carentes cobertas pela rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!