Alcatel-Lucent está preparada para produzir 15 mil ERBs WiMAX em 2009

A Alcatel-Lucent está preparada para produzir 15 mil estações rádio-base (ERBs) da tecnologia WiMAX em 2009. A empresa tem capacidade para fabricar até 400 ERBs por semana. As informações são da vice-presidente mundial de estratégia e gerenciamento de negócios WiMAX da Alcatel-Lucent, Valérie Layan, que está em visita ao Brasil esta semana para participar do WiMAX Forum, no Rio de Janeiro.
A Alcatel-Lucent vendeu até agora 8 mil ERBs WiMAX no mundo inteiro e tem 34 contratos assinados de fornecimento de equipamentos de infra-estrutura dessa tecnologia. Dentre esses contratos, seis redes já estão em operação comercial. A maior delas é a da operadora Packet One, da Malásia, com 1,8 mil ERBs. Há três operações comerciais na América Latina com equipamentos da Alcatel-Lucent: uma na República Dominicana e duas na Bolívia.
Sobre a disputa entre WiMAX e LTE, Valérie comentou: "Há espaço para as duas tecnologias. O LTE será seguido pelas operadoras que estão no UMTS. E o WiMAX é a melhor a opção para operadoras CDMA, operadoras de telefonia fixa e operadoras novas, que vão construir uma rede do zero ("green field")".

Notícias relacionadas
A executiva enxerga grande potencial para o WiMAX no mercado brasileiro, em razão da baixa penetração de banda larga no País. A empresa aguarda ansiosamente o leilão de 3,5 GHz para poder fechar os primeiros contratos de fornecimento dessa tecnologia para operadoras brasileiras. No momento a Brasil Telecom realiza um teste piloto com ERBs da Alcatel-Lucent. A TIM também fez um teste autorizado pela Anatel em 3,5 GHz em sete sites localizados na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, usando equipamentos do fornecedor.

Tecnologia

A Alcatel-Lucent fabrica apenas equipamentos no padrão móvel do WiMAX, o 802.16e. As ERBs WiMAX da companhia utilizam uma tecnologia chamada "dynamic beam forming", que permite uma redução de até 40% do número de sites.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!