A Fundação Telefônica Vivo completou 25 anos de atuação no Brasil apoiando instituições, escolas e governo em iniciativas em educação pública. Apenas ao longo dos últimos 10 anos, foram investidos R$ 733 milhões em projetos de apoio às redes de ensino.
Dentro desse investimento, destacam-se os projetos para capacitar professores e estudantes, utilizando a tecnologia como ferramenta para melhorar a qualidade do ensino. No mesmo período, a instituição capacitou cerca de 400 mil professores.
"Ao longo da nossa jornada, intensificamos o compromisso com a educação pública no Brasil, especialmente em um mundo em constante transformação tecnológica, em que a digitalização se mostra essencial para reduzir as desigualdades. É fundamental desenvolver nos educadores e estudantes as competências e habilidades digitais essenciais para ressignificar o ensino e a aprendizagem, como também a inserção produtiva dos jovens", declarou a diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz.
Formação de docentes
Entre as iniciativas, a Fundação Telefônica Vivo oferece cursos de formação gratuita e online e presenciais, por meio da plataforma Escolas Conectadas. Estão disponíveis cursos livres e em parceria com secretarias de ensino para elevar fluência digital de profissionais. Ao todo, foram 67 mil educadores formados nos 27 estados brasileiros e em 86% dos municípios do País em 2023.
A instituição também está em processo de implementação do Programa de Formação Docente em Competências Digitais. O projeto é uma das frentes da Coalizão Tec Educação. Atualmente, está presente em Recife (PE) e na rede estadual de Mato Grosso.
O Programa chega a 51% dos municípios da rede e destacam o avanço de 25,4% para 52,6% de professores da rede estadual com níveis adequados de desenvolvimento de competências digitais, segundo os índices de autoavaliação do Guia EduTec.
Currículo de Ciência de Dados
Já em parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), a Fundação desenvolveu o primeiro currículo de referência em Ciência de Dados para educação profissional do Ensino Médio.
O currículo é ofertado por meio do programa Pense Grande Tech em 20 municípios das redes estaduais de Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Em 2023, o estado da região sul celebrou a primeira turma formada no curso, com 92 estudantes, informaram.
Equidade racial na Matemática
Programa de Voluntariado
A instituição organiza também um programa de voluntariado empresarial. No último ano, mobilizou cerca de 21.500 voluntários em 39 cidades de todo o país.
O Programa possui 58 embaixadores, responsáveis pelos Comitês espalhados pelas cidades brasileiras e compostos por quase 500 colaboradores voluntários. Esse grupo é responsável pela governança e tem como papel definir desde a escolha das instituições – identificando as ações sociais de acordo com as necessidades dos seus territórios e a gestão do orçamento para esse fim –, até o planejamento de ações e captação de recursos.