Fundação Telefônica Vivo investiu R$ 733 milhões em projetos em 10 anos

Lia Glaz, diretora presidente da Fundação Telefônica Vivo
Lia Glaz, diretora presidente da Fundação Telefônica Vivo. Foto: Rogério Lorenzo/Divulgação

A Fundação Telefônica Vivo completou 25 anos de atuação no Brasil apoiando instituições, escolas e governo em iniciativas em educação pública. Apenas ao longo dos últimos 10 anos, foram investidos R$ 733 milhões em projetos de apoio às redes de ensino.

Dentro desse investimento, destacam-se os projetos para capacitar professores e estudantes, utilizando a tecnologia como ferramenta para melhorar a qualidade do ensino. No mesmo período, a instituição capacitou cerca de 400 mil professores.

"Ao longo da nossa jornada, intensificamos o compromisso com a educação pública no Brasil, especialmente em um mundo em constante transformação tecnológica, em que a digitalização se mostra essencial para reduzir as desigualdades. É fundamental desenvolver nos educadores e estudantes as competências e habilidades digitais essenciais para ressignificar o ensino e a aprendizagem, como também a inserção produtiva dos jovens", declarou a diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz.

Notícias relacionadas

Formação de docentes

Entre as iniciativas, a Fundação Telefônica Vivo oferece cursos de formação gratuita e online e presenciais, por meio da plataforma Escolas Conectadas. Estão disponíveis cursos livres e em parceria com secretarias de ensino para elevar fluência digital de profissionais. Ao todo, foram 67 mil educadores formados nos 27 estados brasileiros e em 86% dos municípios do País em 2023.

A instituição também está em processo de implementação do Programa de Formação Docente em Competências Digitais. O projeto é uma das frentes da Coalizão Tec Educação. Atualmente, está presente em Recife (PE) e na rede estadual de Mato Grosso.

O Programa chega a 51% dos municípios da rede e destacam o avanço de 25,4% para 52,6% de professores da rede estadual com níveis adequados de desenvolvimento de competências digitais, segundo os índices de autoavaliação do Guia EduTec.

Currículo de Ciência de Dados

Já em parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), a Fundação desenvolveu o primeiro currículo de referência em Ciência de Dados para educação profissional do Ensino Médio.

O currículo é ofertado por meio do programa Pense Grande Tech em 20 municípios das redes estaduais de Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Em 2023, o estado da região sul celebrou a primeira turma formada no curso, com 92 estudantes, informaram.

Equidade racial na Matemática

Em 2023, o Aula Digital, projeto implementado desde 2017, ganhou uma nova abordagem ao incorporar inovações metodológicas e uma plataforma específica para a aprendizagem de Matemática voltada para formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram 921 escolas beneficiadas, 2.655 professores com mais de 10 horas de formação em 5 territórios brasileiros.
"Como parte do nosso apoio à construção de uma educação antirracista, acreditamos que a promoção da equidade racial envolve interdisciplinaridade. Assim, em parceria com o Grupo Mathema, desenvolvemos planos de aula para educadores que aliam questões raciais ao conteúdo de matemática dos Anos Iniciais, disponíveis gratuitamente", defende Lia Glaz.

Programa de Voluntariado

A instituição organiza também um programa de voluntariado empresarial. No último ano, mobilizou cerca de 21.500 voluntários em 39 cidades de todo o país.

O Programa possui 58 embaixadores, responsáveis pelos Comitês espalhados pelas cidades brasileiras e compostos por quase 500 colaboradores voluntários. Esse grupo é responsável pela governança e tem como papel definir desde a escolha das instituições – identificando as ações sociais de acordo com as necessidades dos seus territórios e a gestão do orçamento para esse fim –, até o planejamento de ações e captação de recursos.

Evento de celebração

A Fundação reuniu, na última terça-feira, 1º, especialistas, educadores, atores da esfera governamental e do terceiro e levantou discussões com o tema "A Transformação Digital na Educação: Desafios e Tendências".
A palestra de abertura foi conduzida pelo norte-americano Charles Fadel, um dos autores do livro "Educação na Era da Inteligência Artificial", com versão em português lançada no evento. O livro está disponível para download gratuito no site da Fundação Telefônica Vivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!