Anatel e Aneel colocarão para consulta proposta de uso eficiente de postes

A Anatel e a Aneel estão elaborando uma proposta de uso adequado de postes. A proposta, que será colocada para consulta pública, vai criar a figura do "explorador de poste", que consiste em empresas de infraestrutura que administrarão, manutenção e ocupação de postes.

Segundo Abraão Balbino, Superintendente de Competição da Anatel, as áreas técnicas das duas agências já avançaram bastante no documento e em breve ele será colocado para consulta pública pelas duas agências reguladoras. O explorador de poste existirá caso a empresa de distribuidora não tenha interesse em fazer este trabalho.

Balbino falou que em alguns países já existe instalações de ERBs em postes e isso pode dinamizar a implantação da tecnologia 5G no Brasil. "Precisamos resolver o problema dos postes. Isso envolve criar regras para o bom uso deles. Junto com o direito de passagem, isso é importante para a instalação de infraestrutura. Vamos colocar um conjunto de obrigações para a distribuidora de energia. Se ela não quiser, ela pode ofertar isso para um terceiro usufruir, no caso, o explorador do poste", disse o representante da Anatel em live organizada pelo site TeleSíntese nesta sexta-feira, 2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.