Publicidade
Início Newsletter Caso da Telebras e MCTIC deve ser julgado no TCU em 31...

Caso da Telebras e MCTIC deve ser julgado no TCU em 31 de outubro

banda ka, banda larga via satélite, espaço, dados via satélite

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiram retirar de pauta da sessão desta terça-feira, 2, o processo que analisa a contratação da Telebras pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para viabilizar o programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão). O plenário também decidiu encaminhar a relatoria do ministro Benjamin Zymler, que analisa em outro processo, o contrato da Telebras com a Viasat. A expectativa é de que o processo retorne à pauta do plenário no dia 31 de outubro, com um posicionamento amplo sobre os dois casos.

Desta forma, fica mantida a liminar concedida pela ministra Ana Arraes, que suspende a instalação de pontos do GESAC e do programa Internet para Todos pela Telebras. O contrato está suspenso pelo TCU desde 25 de julho, quando a ministra  deferiu cautelarmente o pedido de liminar do SindiTelebrasil contra o ministério em relação ao contrato com a estatal. Na semana passada, a ministra decidiu liberar o MCTIC para dar sequência ao programa, mas somente em pontos de fronteira em Roraima.

No acórdão que suspende a contratação da Telebras, o TCU afirma que constatou “ausência de critérios” na comprovação de qualificação econômico-financeira e de qualificação técnica para a contratação da empresa estatal, além de ausência de análise dessas precondições ao assinar o contrato. Afirmou ainda haver insuficiente comprovação de equivalência de preço praticado pela estatal em relação ao mercado.

Notícias relacionadas

O TCU também afirma ter havido “inexigibilidade de licitação sob justificativas indevidas – exigência de fornecimento do serviço por banda Ka e definição de lote único nacional – que restringiram o número de competidores e direcionaram a contratação da Telebras”. Cita ter havido pagamento adiantado no valor de R$ 60 milhões em desrespeito às leis 4.320/1964 e 8.666/1993, além do decreto 93.872/1986 e à jurisprudência consolidada do TCU.

O Tribunal também considera que houve assinatura de contrato entre o governo e a empresa “mesmo diante da indefinição e ausência de condições técnicas e operacionais necessárias à prestação do serviço previsto no ajuste, sem que fossem adotadas as devidas cautelas e medidas” e sem providências tomadas pelo MCTIC para executar multas contratuais nos casos de atraso. O MCTIC já encaminhou duas levas de esclarecimentos ao TCU e considera que todas as perguntas foram respondidas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile