Na semana passada, a BlackBerry apresentou seus resultados financeiros do segundo trimestre com um prejuízo líquido de quase US$ 1 bilhão, devido principalmente ao resultado ruim das vendas dos smartphones com o sistema BlackBerry 10 (BB10) . Agora, a fabricante canadense divulgou que vendeu 5,9 milhões de smartphones no período, sendo que 4,2 milhões são aparelhos com o sistema operacional antigo BlackBerry 7, o que significa que menos de 2 milhões de unidades de dispositivos BB10 foram vendidas.
Esses números reforçam o fraco desempenho da empresa. No mesmo período do ano passado, a BlackBerry tinha vendido 9,5 milhões de smartphones. Em documento divulgado na Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), a companhia justificou os resultados citando a grande competitividade no mercado, a preferência dos consumidores por dispositivos que oferecem mais aplicativos, como é o caso dos aparelhos Android e iOS, além do crescimento da política de BYOD (traga seu próprio dispositivo) nas empresas, que permite que os próprios funcionários escolham seus dispositivos para trabalhar.