PT diz que, se eleito, manterá modelo do setor

?Se vencer as eleições presidenciais, a grande surpresa de Lula para o setor de telecomunicações é que não haverá surpresas?, assegurou nesta quarta-feira a TELETIME News um dos principais formuladores da política de telecomunicações do partido. Ele descartou qualquer volta atrás no processo de privatização ? apesar de reafirmar as críticas à ?falta de transparência, falta de sincronia com política industrial e opções tecnológicas apressadas?. E disse que o novo governo tenderia a ampliar as negociações intrassetoriais para eventuais mudanças na Lei Geral de Telecomunicações, na definição de tarifas e de opções tecnológicas.
Isso não quer dizer, porém, que um eventual governo Lula não tenha suas idéias para o setor, algumas inclusive polemizadas internamente pelos deputados federais Jorge Bittar, do Rio de Janeiro (mais conciliador e aberto às discussões com o mercado) e Walter Pinheiro, da Bahia (mais crítico e um pouco mais intervencionista). Vale antecipar que embora Pinheiro seja mais próximo de Lula, tendem a prevalecer as posições de Bittar.

Veja algumas dessas idéias:

Notícias relacionadas

* Ministério das Comunicações ? Deveria voltar a ser um formulador de política de comunicações, deixando completamente de lado o chamado ?varejo político?. As grandes questões estratégicas referentes ao setor, inclusive crédito e estímulo à substituição de importações, ficariam com o ministério. Dentro do PT se critica a transferência de funcionários do Minicom para a Anatel, esvaziando a pasta.

* Anatel – A agência deverá ser fortalecida para exercer poder de aplicação e fiscalização das políticas públicas. Com visão global, ficaria no meio termo entre o ente técnico do setor e o olho vivo do controlador.

* Interconexão – Uma parte importante dos formuladores do PT, inclusive Bittar, acredita que a Anatel tem sido excessivamente parcial na disputa entre as operadoras de longa distância e as prestadoras locais. Nesse sentido, consideram que realmente a Embratel e a Intelig foram prejudicadas porque pagam pelas interconexões aquilo que as locais, que agora são também concorrentes, exigem. Há quem defenda a separação entre locação de infra-estrutura e prestação de serviço, para se manter a neutralidade. Mas atenção: não há consenso sobre isso e nada seria feito unilateralmente pelo governo.

* Tarifas – O PT defende algum tipo de diferenciação tarifária para a população de baixa renda. Mas quer fazer isso ?de forma equilibrada, sem prejudicar a rentabilidade das operadoras e sem onerar os cofres públicos?. A via mais citada é a tributária, mediante redução de impostos ou criação de uma espécie de "vale telefone". ?Isso deverá ser feito apenas no contexto da reforma tributária, porque a parte mais significativa dos impostos é de competência estadual?, observa um dos formuladores do partido.

* Consolidação do setor – Como se opta por uma solução negociada, dificilmente haverá qualquer mudança da LGT em relação à situação acionária das empresas até o segundo semestre do ano que vem. Ou seja, tudo deverá ser feito de acordo com as regras atuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!