Zanin rejeita pedido de desbloqueio de contas da Starlink

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou ainda na noite do dia 30 um pedido da Starlink contra o bloqueio de suas contas determinado pelo ministro Alexandre de Moraes. A medida foi determinada para assegurar o pagamento de multas impostas à plataforma X (antigo Twitter).

Na decisão, no Mandado de Segurança (MS), Zanin observou que, de acordo com o entendimento do STF, não cabe esse tipo de ação contra decisões de ministros da Corte, a não ser nos casos específicos de flagrante ilegalidade ou anormalidade. No entanto, a empresa não teria atendido esses requisitos.

Para Zanin, a decisão questionada traz ampla fundamentação das medidas, embasada no contexto de ostensivo descumprimento de ordens judiciais do STF pelo X Brasil. Além disso, Zanin afirmou que o Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das contas da Starlink porque essa empresa integraria o mesmo grupo econômico do X Brasil, e os valores até então bloqueados da plataforma não eram suficientes para cobrir o montante atual das multas.

Notícias relacionadas

Acesso ao X

Passadas mais de dois dias desde ordem do STF para que a Anatel determinasse aos provedores de Internet o bloqueio ao acesso à rede social X, diversos provedores regionais ainda não haviam efetuado o bloqueio. A Starlink continuava dando acesso ao serviço, conforme podia ser constatado em redes sociais na noite deste domingo, 1º.

Em declaração à GloboNews, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse ter sido avisado informalmente pelos representantes da Starlink de que a empresa não tem a intenção de cumprir a ordem de bloqueio da agência até que suas contas bancárias sejam desbloqueadas pelo Supremo. Ele disse que o assunto foi reportado ao Supremo. Segundo apurou este noticiário, a Anatel trata os casos de "desobediência" às ordens de bloqueio como uma questão do Judiciário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!