A Fundação Procon-SP está retomando a negociação de planos de conformidade com 20 empresas de diversos setores que estão entre as mais reclamadas em São Paulo. O trabalho que começou pelo segmento financeiro deve alcançar em breve as empresas de telecom.
"Esta iniciativa tem o objetivo de reduzir a quantidade de reclamações, ampliar o índice de resolução dos problemas e ainda aumentar a quantidade de soluções obtidas já nos serviços próprios de atendimento aos consumidores", afirmou o Procon-SP, em comunicado nesta segunda-feira, 2.
Segundo o órgão, oito empresas do setor financeiro já apresentaram suas propostas no âmbito da interlocução. "As próximas empresas que estão sendo convidadas para adotar um plano de conformidade com o Procon-SP são do segmento de varejo – telefonia, e-commerce, aplicativos, planos de saúde e plataformas de redes sociais", indicou a entidade de defesa do consumidor.
"As instituições que aceitaram o compromisso, ainda que modesto, estarão investindo concretamente nos seus processos e serviços de atendimento de seus consumidores", prosseguiu o Procon-SP.
Especificamente no caso dos bancos, oito empresas participaram das conversas: Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Nubank, Banco PAN e Santander. As metas consistem em reduzir entre 1% e 5% o volume de reclamações registradas no Procon-SP e melhorar entre 1% e 5% o serviço de atendimento aos clientes nos próximos 12 meses.