3,5 GHz fica livre para 5G em mais de 5 mil cidades; 13% têm sinal ativo

Foto: Reprodução/Anatel

O Brasil alcançou nesta segunda-feira, 2, a marca de 5.002 municípios com a faixa de 3,5 GHz liberada para licenciamento e ativação de serviços 5G. A marca foi alcançada a partir da liberação do espectro em mais 194 cidades.

Apesar disso, apenas 640 cidades contam com ao menos uma estação rádio base (ERB) ativa nessa faixa de espectro, indicam dados da Anatel. Isso significa 12,8% do total de municípios onde a frequência já foi disponibilizada, aponta consulta feita na última sexta-feira, 30. 

Nas outras 4.332 cidades cuja faixa está liberada para as prestadoras de telecom que adquiriram lotes nessa faixa, a ativação efetiva do 5G em cada município ainda depende de estratégias mercadológicas de cada empresa – exceto quando há metas definidas pelo edital do leilão de 2021. Neste caso, as operadoras estão adiantadas em relação às obrigações. 

Notícias relacionadas

Em paralelo, a liberação do 3,5 GHz ainda está pendente em 568 cidades distribuídas em cinco estados do País: Bahia (265), Minas Gerais (154), Pernambuco (92), Rio Grande do Norte (32) e Ceará (25).

Já nas outras 22 unidades federativas, o 3,5 GHz está liberado em todos os municípios. Isso inclui a totalidade das UFs nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste. A perspectiva é que o trabalho seja concluído pela EAF (responsável pelas atividades) ainda neste ano de 2024.

Estações

O Brasil já tem 23.568 estações na faixa de 3,5 GHz licenciadas. A presença desses equipamentos ainda está concentrada em grandes centros urbanos. Um grupo de dez capitais, por exemplo, respondem juntos por quase 50% (11.255) de todas essas instalações.

A operadora TIM lidera o número de equipamentos instalados desse tipo: 8,6 mil. A Claro aparece em segundo lugar, com 8 mil ERBs 5G standalone e, em terceira posição, a Vivo (6,7 mil).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!