Embratel quer ofertar infraestrutura terrestre para constelações de baixa órbita

A perspectiva de constelações de satélites de baixa órbita (LEO) chegando ao mercado é vista pela Embratel Star One como uma oportunidade de parcerias com os entrantes – que poderiam utilizar a infraestrutura terrestre da operadora brasileira na América Latina.

A possibilidade foi abordada nesta quinta-feira, 2, pelo diretor executivo da Star One, Gustavo Silbert. Ele participou do último dia do Congresso Latinoamericano de Satélites, organizado por TELETIME e Glasberg Comunicações.

"Há espaço para as constelações [em baixa órbita], que terão demandas bem definidas. Entendemos que podemos ser parceiros de infraestrutura terrestre, com gateways e todo nosso footprint terrestre na América Latina", afirmou o executivo.

Notícias relacionadas

Segundo Silbert, a Embratel Star One tem olhado com atenção para a possibilidade. "Nós já provemos infraestrutura terrestre para outros provedores de satélite e entendemos que é uma oportunidade. As empresas [de LEO] vão precisar de gateways e infraestrutura terrestre no Brasil e na América Latina, e nós estaremos aqui para fazer a oferta".

D2

No momento, contudo, o foco da empresa é colocar em operação o satélite geoestacionário Star One D2, lançado em julho e grande aposta da companhia para os próximos anos.

Segundo Silbert, o artefato está em sua posição orbital definitiva e já carregou oito canais da ClaroTV na capacidade em banda Ku. Para o executivo, a expectativa é que a Star One mantenha a liderança no mercado de vídeo a partir do D2, ampliando também a atuação em outros países onde já têm crescido, como o Chile.

Cabe lembrar que o 12º satélite da Embratel é multimissão, contando com capacidade em banda Ka, C e X, além da em banda Ku. Desde o lançamento, o posicionamento do satélite, a abertura dos painéis solares e os testes de rotina ficaram dentro dos parâmetros esperados,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!