TV paga volta a perder base; 2019 mostra aceleração nas desconexões

O mercado de TV por assinatura segue sem mostrar nenhum sinal de reação em direção à retomada do crescimento. Em julho, segundo os dados mais recentes da Anatel, o setor de TV paga perdeu base mais uma vez. Desta vez, foram 170,7 mil assinantes a menos, com perda em todas as operadoras. No total, o mês de julho fechou com 16,438 milhões de assinantes. Mais do que a perda de base consistente a cada mês, que tem chamado a atenção no ano de 2019 é a intensidade da perda. Exceto em fevereiro, todos os meses registraram uma erosão superior a 100 mil assinantes Desde o começo do ano, mais de 1 milhão de assinantes já foram perdidos no mercado de TV paga. No mesmo período de janeiro a julho de 2018, a perda não passava de 300 mil assinantes. Ao longo de 2018 inteiro, a perda de base foi inferior a 550 mil clientes, número que foi igualado em abril deste ano e em julho já era 90% maior.

A perda de base em 2019 mostra, até aqui, um ritmo 2,5 vezes mais intenso do que se registrava no mesmo período do ano passado. Mantido este ritmo, o mercado de TV paga deve fechar o ano com menos de 16 milhões de assinantes, algo que não se observava desde o final de 2012. Aliás, o total de assinantes atual iguala a base de fevereiro de 2013, para se ter uma ideia.

As razões que têm sido apontadas pela indústria vão do cenário econômico e perda de renda, pirataria intensa e, ainda em menor escala, concorrência com serviços OTT. Mas a aceleração da perda de base também coincide com uma estratégia da Claro Brasil, a maior operadora, que passou a intensificar o desligamento de usuários inadimplentes.

Notícias relacionadas

Desempenhos individuais em julho

Individualmente, o grupo Claro Brasil foi o que mais perdeu base de clientes de TV por assinatura em julho, com 66 mil assinantes a menos, fechando o mês no patamar de 8,1 milhões de usuários. Olhando-se as operações individuais do grupo, nota-se que o DTH perdeu em julho 17 mil assinantes (para uma base de 1,38 milhão) e o cabo perdeu quase 50 mil (para uma base de 6,78 milhões).

A Sky também teve queda, de 31 mil clientes em julho, para um total de 4,97 milhões de assinantes. A Vivo TV desligou mais 25 mil assinantes de TV paga, chegando a 1,43 milhão de usuários. E mesmo a Oi TV voltou a registrar queda, desta vez de 11 mil assinantes, totalizando em julho 1,572 milhão de usuários de TV paga. Outras operadoras perderam cerca de 34 mil assinantes.

1 COMENTÁRIO

  1. Se o governo não fizer nada a respeito, muitos empregos serão perdidos, pois a pirataria está rolando solta e esse governo quer MORALIZAR, não fiscaliza , não combate e o mercado assim acaba!

Deixe um comentário para Rodolfo Sarabó Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!