A Oi está iniciando uma nova fase em sua área de garantia de receita. A proposta para os próximos dois anos é estender a atuação com base no conceito de "garantia de negócios". Isso significa aumentar a cobertura de pontos de controle, passando a monitorar desde as vendas e comissões no varejo até os custos (Opex). O projeto foi relatado pelo gerente de garantia de receita e prevenção a fraudes da Oi, Luiz Arnaut, nesta terça-feira, 2, durante o evento "BSS Policy and Chagring / Revenue Management & Fraud Prevention", no Rio de Janeiro, realizado pela Informa.
"Precisamos ter abordagem de big data neste momento. E a área de gerenciamento de risco precisa estar mais associada à evolução do negócio. Esse gerenciamento tem que ser mais preventivo do que reativo", comentou. Para tanto, a área de garantia de receita deve acompanhar de perto os novos negócios da companhia. Em um slide, ele citou com prováveis áreas futuras de atuação da Oi: mobile money e comunicação entre máquinas (M2M). Porém, segundo o executivo, não basta ampliar a quantidade de pontos de controle. É preciso manter a qualidade deles. E priorizar, claro, os serviços que têm maior participação na receita da companhia.