Anatel prepara leilão do 3,5 GHz e sobras de 2,5 GHz e 1,8 GHz

A Anatel prepara para o meio do ano que vem uma licitação com cerca de cinco mil lotes de todas as sobras de faixas licitadas até aqui. De acordo com o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Alexandre Bicalho, a agência já identificou os "buracos" no espectro radioelétrico abrangendo a faixa de 3,5 GHz, as sobras de 2,5 GHz e de 1,8 MHz, incluindo neste caso a faixa de 5 MHz + 5 MHz que era da Unicel (aeiou).

Notícias relacionadas
A novidade desse leilão, que está programado para o meio do ano que vem, é que ele será realizado de forma eletrônica. O sistema para isso será desenvolvido pela própria Anatel ou contrato de terceiros. O leilão eletrônico, explica Bicalho, favorece a participação das pequenas empresas. Segundo ele, haverá lotes regionais, até municipais, adequados para os pequenos provedores. "Haverá lotes para grandes prestadoras e lotes para pequenos provedores também. Com esse leilão eletrônico facilita muito a participação de pequenos", afirma Bicalho.

Como se tratam de faixas complementares, o modelo de precificação não será o tradicional Valor Presente Líquido (VPL) usado pela Anatel até aqui. "A gente tem que discutir, inclusive, o modelo de precificação para não fazer como a gente tem feito por cálculos de VPL para serviços novos, porque são faixas de complemento. A empresa já tem o serviço e está querendo ampliar a capacidade da rede para melhorar a qualidade, então temos que tratar de forma diferente", explica o superintendente.

Um dos principais desafios da agência neste novo leilão de sobras talvez seja conseguir licitar a faixa de 3,5 GHz. Desde 2006 a agência tenta vender essa faixa, mas por diferentes motivos ainda não conseguiu. Da última vez, em 2011, o que impediu foi a possibilidade de interferência com a banda C do satélite. Bicalho, contudo, está confiante de que a venda da faixa de 700 MHz trouxe experiência à Anatel para resolver esse tipo de problema.

"A questão simplesmente é discutir onde é o corte da interferência, mas se a gente está conseguindo fazer do 700 MHz, o maior problema a gente conseguiu resolver. O processo de mitigação de interferência e limpeza de faixa que está sendo proposto no edital de 700 MHz é várias vezes mais complexo do que você deixar uma banda de guarda maior", analisa ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!