A Telefônica Vivo anunciou uma parceria com a Freakom para oferecer aos anunciantes a chamada patrocinada. A Freakom é a empresa que desenvolveu a tecnologia para o serviço e atua como representante comercial da operadora.
Os clientes da Vivo podem ganhar até um minuto de ligação por dia, se aceitarem ouvir uma mensagem publicitária de até 24 segundos. É importante mencionar que o minuto grátis vale para ligações entre clientes da operadora e telefones fixos. Para participar do serviço, o usuário deve discar *4040 antes do número a ser chamado.
O foco maior do serviço são os clientes pré-pagos. Segundo estatísticas da operadora de julho deste ano, o usuário desse tipo no Brasil fala cerca de 130 minutos por mês, ou 4,33 minutos por dia, com ligações que duram em média de 20 a 30 segundos.
Lançado em maio deste ano, o serviço oferecia uma mensagem de até 15 segundos no início das operações. No planejamento, estava a expansão para o Rio de Janeiro em junho, mas por enquanto o serviço continua disponível apenas na região coberta pelo DDD 11.
Nos primeiros meses de utilização do sistema, as empresas registraram que 96% das mensagens publicitárias foram ouvidas, e que mais de 18% dos usuários adquiriram algum produto nas promoções que utilizaram as aplicações “Click-to-Action”. Nesse tipo de aplicação, o usuário pode interagir pelo celular, como por exemplo, teclando “1” para receber um SMS com um cupom promocional.