Reunião do Mercosul debaterá espionagem e segurança da Internet

No momento em que novas denúncias de espionagem foram trazidas a público em uma reportagem do "Fantástico", no último domingo, 1º, dessa vez envolvendo quebra de sigilo das comunicações de e-mail, SMS, chamadas telefones e até mesmo navegação na Internet da presidente Dilma Rousseff e seus assessores diretos, os ministros do Interior – o equivalente à Casa Civil no Brasil – e da Justiça dos países que compõem o Mercosul e outros associados ao bloco se preparam para discutir as denúncias de espionagem e a segurança da Internet. Os ministros da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai e Venezuela se reunirão no dia 8 de novembro, nas Ilhas Margarita, na Venezuela, e debaterão também outras questões, como fluxos migratórios, jogos de futebol, delitos cibernéticos e integração de dados entre os países do bloco.

Notícias relacionadas
Brasil

Após a reportagem do Fantástico ter ido ao ar com mais desdobramentos dos documentos entregues pelo ex-técnico da agência nacional de segurança dos EUA (NSA), Edward Snowden, ao jornalista britânico baseado no Brasil, Glenn Greenwald, o novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, recebeu na manhã desta segunda, 02, o embaixador dos Estados Unidos, Thomas A. Shannon, convocado pela Presidência da República para prestar novos esclarecimentos.

A presidente Dilma Rousseff também convocou reuniões de emergência nesta manhã no Palácio do Planalto. A primeira delas teve a presença dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito, e da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho. A segunda, logo em seguida, teve, além de Cardozo, os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, da Defesa, Celso Amorim, e das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!