O Baidu, maior site de buscas da China, anunciou a criaçãode uma loja própria de aplicativos móveis para Android, batizada de "BaiduYi". O movimento se encaixa na estratégia da China de valorizar playerslocais de conteúdo digital, tanto na Internet quanto em mobilidade.
Análise
Uma das queixas mais comuns dos usuários sobre o AndroidMarket é o excesso de títulos de baixa qualidade expostos na loja oficial do Google. Reclama-se do controle pouco rígido sobre o que pode ou não entrar. Já houve casos de aplicativos com vírus sendo disponibilizados no serviço. Essa política aberta do Android acaba gerando uma demanda por lojas mais organizadas e comu ma curadoria mínima. Um dos frutos disso é a recém lançada app store da Amazon para Android. Lá há menos títulos, porém, um controle de qualidade maior. O Baidu deve seguir um caminho parecido, além de focar especificamente em apps voltadospara o público chinês. Aliás, essa pode ser uma tendência para os próximos anos: o surgimento de lojas de apps temáticas, por língua, por etnia, ou por gênero de software.
Conteúdo móvel