Em reunião na última quinta-feira, 1, a Anatel aprovou o pedido de licença de SCM para a China Telecom do Brasil LTDA. Um dos sócios da companhia é a China Telecom Americas, empresa norte-americana baseada na Califórnia que oferece serviço de comunicação de voz com a Ásia e dados para clientes corporativos.
O plano de negócios apresentado à Anatel mostra que a empresa pretende iniciar sua atuação pela capital paulista através da instalação de Pontos de Presença e, posteriormente, expandir para outros estados. Está prevista também a contratação de capacidade em redes de terceiros. Pelas regras da Anatel, a empresa tem 18 meses para entrar em operação.
Chama a atenção que o capital social da empresa é de apenas R$ 80 mil. Na opinião de um executivo que acompanha a presença dos chineses no Brasil, a hipótese mais provável é que esse primeiro passo seja para estudar o mercado brasileiro. Dentro da Anatel, a hipótese também é essa. Ou seja, eles estariam chegando ao Brasil, mas provavelmente têm planos mais ambiciosos, como, por exemplo, disputar o leilão de 2,5 GHz que deve acontecer no ano que vem.
Mercado