Telemar inicia migração para o satélite Amazonas dia 20

A Telemar prepara a migração de toda a sua rede de transporte que está nos transponders do satélite da Star One, para o Amazonas, da Hispamar, a partir do próximo dia 20. A transferência total deverá ser concluída em 31 de dezembro e coincidir com o fim do contrato com a subsidiária da Embratel. Será feita uma redundância de sistemas nos principais hubs enquanto a rede vai sendo transferida gradualmente, de forma programada, até o desligamento total da Star One. A migração será longa porque ocorrerá somente durante a madrugada, para não prejudicar os clientes, disse o especialista técnico da Telemar, Raul Fausto Germano.
São 750 pontos vivos, com serviços, com 650 mil terminais de telefonia residencial e corporativa para voz e dados, com tecnologia IP, frame relay e TDM. O sistema satelital atende a 351 localidades, com uma população de 4,5 milhões de pessoal, principalmente na região Norte. Com a migração para um satélite que tem a Telemar como acionista, deverá haver uma queda de custos nos serviços de dados, estima Germano, com repasse do benefício para os clientes corporativos. Entretanto, ele não soube informar o percentual.
Para se ter uma idéia dos custos, no mercado internacional um transponder com banda de 36 MHz custa, em média, US$ 1,2 milhão por ano. A Telemar aluga 12 transponders de 36 MHz no satélite da StarOne, enquanto no Amazonas alugará oito transponders com 54 MHz.

Notícias relacionadas
Entre os sistemas que serão transferidos estão nove estações hub, 351 estações remotas (onde tem telefonia local em central pública) e 11 estações pequenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!