Embratel reclama de demora nos acordos de interconexão

A Embratel encaminhou à Anatel na semana passada uma carta exigindo maior agilidade por parte das três concessionárias locais na negociação de acordos de interconexão com a operadora de longa distância. A Embratel precisa fechar esses acordos para iniciar sua operação em telefonia local. ?Telemar e Telefônica lançaram seus serviços de longa distância inter-regional poucos dias após obterem a autorização da Anatel. Isso significa que negociaram muito rapidamente entre si os acordos de interconexão necessários. O que queremos é um tratamento isonômico?, explicou Roberto Durães, gerente geral de serviços locais da Embratel. O executivo acrescentou que empresas estão bem perto de fechar acordos idênticos com as espelhos e as operadoras celulares. Durães teme que as concessionárias locais arrastem ao máximo as negociações, atrasando a entrada da Embratel no mercado de telefonia local.

Bill and keep

A Embratel está preocupada com a necessidade de pagamento de interconexão local. De acordo com a lei, se mais de 55% do tráfego local de uma operadora se destina a outra, ela é obrigada a pagar a tarifa de interconexão. Para evitar isso, a Embratel está procurando inicialmente clientes que recebam mais do que originem chamadas. É o caso de ISPs, por exemplo. ?Precisamos equilibrar o tráfego entrante e sainte?, explica Durães.

Notícias relacionadas
Paralelamente, a empresa pretende tentar negociar acordos de ?bill and keep? com as concessionárias locais. Se firmados, esses acordos isentam ambas as partes de pagar a interconexão local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!