Anatel discutirá ORPAs de roaming, mas foco ainda é reverter suspensão; agência descarta rever Oi Móvel

Foto: Pixabay

A Anatel discutirá em reunião ordinária do Conselho Diretor na próxima quinta-feira, 4, pedidos da Claro, TIM e Vivo para reconsideração a respeito dos valores de referência de oferta de referência (ORPA) para o roaming, conforme os remédios determinados pelo Cade por conta da aquisição dos ativos da Oi Móvel. A matéria, sob relatoria do conselheiro Artur Coimbra, é bastante aguardada pelas teles por conta do impasse que ficou estabelecido após a cautelar da Justiça Federal que suspendeu as ORPAs

Na agência, o foco continua em reverter a liminar, segundo reiterou ao TELETIME o presidente Carlos Baigorri. As teles o procuraram na semana passada para esclarecer a preocupação de que o processo poderia desembocar em uma revisão da venda da Oi Móvel. "Esclareci que o desfazimento da operação não é algo que estamos executando ou considerando executar", destacou.

Durante teleconferência dos resultados financeiros da operadora do segundo trimestre nesta terça-feira, 2, o vice-presidente de assuntos institucionais e regulatórios da TIM, Mario Girasole, defendeu o ponto de vista da operadora. Para ele, trata-se de uma questão técnica por conta da metodologia adotada pela Anatel para o cálculo. Ele afirma que a nova proposta está em linha com a regulação. 

Notícias relacionadas

"O ponto é técnico, não é de desacordo. É técnico por entender que o custo precisa ser considerado para desenhar o remédio. Na última década, era o modelo top-down, e agora a Anatel decidiu inovar com o bottom-up. Esse é o ponto que vamos discutir nesta semana, mas não há estresse na operação e na relação com a autoridade", declarou Girasole citando a pauta da reunião da reunião do Conselho Diretor da Anatel.

Na mesma ocasião, o CEO da TIM, Alberto Griselli também reiterou que uma proposta nova só foi revisada após a operadora ter acesso aos autos do processo na agência, com a metodologia detalhada. A empresa entregou à Anatel o novo documento na última sexta-feira, 29 de julho. O executivo acredita que o regulador deverá decidir se aceita ou não ainda nesta semana. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!