Kassab afirma que recursos para conexões das universidades serão liberados

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou, nesta terça-feira, 2, que a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) não precisará cortar a conexão de universidades por falta de recursos. "De maneira alguma [isso vai acontecer], tudo tem solução, o diálogo existe e existe o compromisso nosso de que será resolvido", assegurou.

A RNP está estudando o corte da conexão de alta velocidade de até 739 campi do interior, em razão dos cortes no orçamento da instituição. O órgão é ligado ao MCTIC, mas recebe também verbas dos ministérios da Saúde, da Defesa e da Educação, recursos também contingenciados.

Kassab disse que conseguiu a maior parcela de descontingenciamento no governo (cerca de R$ 1,4 bilhão) e que deve obter mais recursos na avaliação que será feita em setembro, prazo máximo para que a verba da RNP consiga bancar as conexões das universidades. "É uma decisão de governo, será resolvido", garantiu o ministro.

Notícias relacionadas

Segundo o MCTIC, os repasses financeiros que serão feitos ainda em 2016 e a assinatura do Termo Aditivo ao Contrato de Gestão com a RNP, prevista para ocorrer em breve, vão permitir a manutenção dos serviços. Para o ano de 2016, o valor aprovado pela Lei Orçamentária Anual (LOA) para o MCTIC com destino à RNP é de R$ 36,6 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!