Lance! terá versão para iPad este mês

O jornal de esportes Lance!, cuja tiragem diária gira em torno de 95 mil exemplares, ganhará até o fim de agosto uma versão para iPad. Inicialmente, o aplicativo usará um PDF da edição impressa, mas a ideia é, dentro de alguns meses, incluir conteúdo multimídia. A meta é conquistar nove mil assinantes dentro de seis meses. "A assinatura da versão digital é uma forma de distribuir o jornal para pessoas que vivem em cidades onde a edição impressa não circula, seja no Brasil ou no exterior", explica o gerente executivo de mídias digitais do Lance, Paulo Henrique Ferreira.
A empresa criará o conceito de "passaporte digital". Quem assiná-lo, poderá ler a versão digital do jornal tanto na web quanto no iPad. O passaporte digital será vendido na Internet, o que isentará o Lance! de repartir a receita com a Apple. Haverá também vendas por dentro do aplicativo do iPad, mas neste caso a Apple fica com 30% e o leitor não tem acesso ao jornal na web, somente no tablet. Paralelamente, o Lance! faz parte do grupo de jornais brasileiros que negocia a criação de uma loja digital unificada, cujo lançamento deve acontecer até o final do ano.
A plataforma de publicação móvel adotada pelo Lance! se chama Xalok e foi desenvolvida pela espanhola Sol90. É a mesma usada pelos jornais argentinos Clarín e Olé. Até o final do ano será lançada a versão para Android.

Notícias relacionadas
Essa não será a primeira experiência do Grupo Lance! com tablets. A empresa já oferece para iPad as edições de sua revista mensal Fut!, cujos exemplares são vendidos de forma avulsa por dentro de seu aplicativo.
Análise
Com a exigência da Apple de ficar com 30% da receita das vendas feitas por dentro de seu aplicativo, será cada vez mais comum que jornais e revistas procurem conquistar seus assinantes digitais através da web, com promoções, venda de pacotes ou simplesmente maior investimento em marketing. A Veja, por exemplo, vende a assinatura de sua versão para iPad somente através de seus canais tradicionais e não pelo aplicativo em si, através do qual só é possível comprar edições avulsas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!