Aguiar se diz favorável à convergência, mas com revisão do marco legal

A Anatel vive uma divisão em seu conselho diretor quando o assunto é a convergência dos serviços de telecomunicações, TV paga e de radiodifusão. O exemplo dessa contradição foi exposto no voto do conselheiro Plínio de Aguiar Jr. sobre a anuência prévia à compra da TVA pelo grupo Telefônica. Embora tenha votado contrariamente ao pedido, o conselheiro defende a união dos serviços como algo positivo para a sociedade. ?A convergência é um benefício tanto para o consumidor quanto para o mercado?, afirmou a este noticiário. A negativa, no entanto, partiu de algo ainda mais simples: impedimentos legais para aprovar os movimentos do mercado nesse sentido.
A base da argumentação de Aguiar para optar pelo veto, apesar de ser favorável à união de meios para a prestação de serviços ao consumidor, foi a cláusula 14.1 do Contrato de Concessão do STFC assinado pela Telesp. É nesse trecho do contrato que está explícita a impossibilidade de uma concessionária de telefonia fixa assumir serviços regidos pela Lei do Cabo. ?A proposta não atendia o contrato de concessão. Existiam até alguns trechos que não tinham conflito e poderiam ser aprovados, mas a demanda apresentada era 'ou aprova o todo da operação ou nada? ?, explica o conselheiro, que pediu vistas do processo duas semanas antes de sua votação – e conseqüente aprovação – no conselho diretor da Anatel, no dia 18 de julho. Sua posição, contudo, foi derrotada pela maioria do colegiado.

Voto vencido

Notícias relacionadas

O conselheiro Pedro Jaime Ziller seguiu o voto-vista de Aguiar, mas ambos acabaram vencidos pela análise do relator Antonio Bedran, que apoiava a compra. Apesar do aval, os demais conselheiros concordaram em restringir a aprovação, com regras que retirassem qualquer perspectiva de participação da Telefônica nas deliberações do conselho da TVA. Mas a divisão na votação deixa em dúvida se existe uma linha-mestra para as análises do conselho para os casos que surgirão no futuro.
A preocupação que ronda a Anatel é velha conhecida na casa. Desde os tempos em que a presidência era ocupada por Renato Guerreiro, a mesma máxima persevera: não se pode regular baseando-se nas tecnologias. O atual problema é que a Lei do Cabo foi concebida quando as preocupações eram outras e, agora, as regras definidas trouxeram à tona as restrições de uma legislação embasada na tecnologia. ?Tem certas inovações que desmancham o modelo de negócios anterior usado pelas empresas e é preciso criar um novo?, pondera Aguiar. ?Ao legislar, a gente não pode se vincular demais a uma plataforma.?
A escolha do País de fazer uma lei baseada apenas na prestação de TV a cabo, ao invés de criar regras que valessem para todas as televisões por assinatura, estaria gerando hoje uma assimetria no tratamento. E a única maneira de resolver a questão, na opinião do conselheiro, é uma revisão do arcabouço legal. Já existem manifestações no Congresso Nacional para uma legislação de comunicações, incluindo alteração da Lei do Cabo, com a revisão das limitações na entrada do capital estrangeiro das empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!