Quase 8 mil localidades não sede ainda esperam 4G ou 5G

Foto: Leandro Souza/Ecovias do Araguaia

A atualização de 2025 do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (Pert), disponibilizada pela Anatel nesta quarta-feira, 2, revelou que 7.923 localidades não sedes no Brasil ainda carecem de cobertura de telefonia móvel na tecnologia 4G ou superior. As informações são de dezembro de 2024.

Os dados importam, pois podem influenciar a definição de políticas públicas de cobertura em processos como os próximos leilões de espectro. As localidades não sede são normalmente distritos rurais que, embora dentro dos limites de um município, não compõem a sede do mesmo.

Existem 21,5 mil localidades não sede mapeadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta o Pert. Destas, o diagnóstico da Anatel aponta que 13,6 mil (63% do total) contavam com serviço 4G ou superior (caso do 5G) ao fim do ano passado. Logo, pouco mais de um terço dos locais (37%) ainda esperavam a cobertura.

Notícias relacionadas

Em uma análise menos granular, o cenário é distinto: a tecnologia 4G está de alguma forma presente em todos os 5.570 municípios, uma vez que atinge 100% das sedes municipais brasileiras. Já o 5G encerrou 2024 em 812 municípios.

Diagnóstico

O documento atualizado pela Anatel faz um diagnóstico da infraestrutura de telecomunicações do País, com especial destaque no Pert para deficiências estruturais que possam ser sanadas em políticas públicas.

Além de compromissos associados à venda de espectro para operadoras, outros instrumentos que podem ser usados no atendimento das lacunas são a migração das concessões de telefonia fixa, termos de ajustamento de conduta (TACs), saldos de obrigações antigas, leilões reversos de cobertura e obrigações de fazer.

No Pert, a Anatel também apontou que cerca de 1,2 mil cidades brasileiras ainda não contavam com backhaul de fibra óptica ao fim de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!