A Claro empresas (antiga Embratel), unidade de serviços corporativos (B2B) da operadora, anunciou nesta quarta-feira, 2, o serviço Claro Autentica, solução para que empresas possam validar a autenticidade dos dados cadastrais dos clientes.
A aplicação, segundo o braço corporativo da Claro, se propõe a confirmar a veracidade de dados pessoais, como CPF, telefone celular e endereço, por meio de uma Interface de Programação de Aplicação (API).
Em nota, a empresa ressaltou que a solução segue as regras de privacidade previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além disso, a tele destacou que o serviço deve contribuir para prevenção de fraudes, sobretudo em processos de validação cadastral, fornecendo respostas em poucos instantes durante o uso da plataforma.
"Esse é um produto com alto valor agregado para players de segmentos como varejo ou finanças, sendo uma verificação imediata e dentro da própria plataforma do cliente", diz Mário Rachid, diretor-executivo de Soluções Digitais da Claro empresas, em comunicado. "A solução adiciona uma camada de segurança contra fraudes ao processo de pagamento ou de transação bancária, sem prejuízos à experiência do consumidor", acrescenta.
A operadora informou que o Claro Autentica tem abrangência nacional e pode ser contratado por empresas que já assinam outros serviços.