A Anatel e o Instituto Palavra Aberta assinaram na última terça-feira, 1, um Acordo de Cooperação Técnica para promover a educação midiática, habilidades digitais e conectividade significativa.
O objetivo principal é expandir o uso seguro da Internet, especialmente para grupos vulneráveis, através de ações conjuntas em escolas, instituições de defesa do consumidor e plataformas digitais.
O acordo, com duração de 24 meses, prevê a produção e disseminação de conteúdos educativos sobre cidadania digital, navegação segura, identificação de notícias falsas e inclusão digital para comunidades recém-conectadas.
As ações incluirão materiais no Portal do Consumidor da Anatel, compartilhamento de conteúdos do Instituto Palavra Aberta, eventos em escolas e projetos piloto para educadores e alunos.
Líderes da Anatel e do Instituto Palavra Aberta destacaram a importância da parceria para combater a exclusão digital, capacitar cidadãos e formar multiplicadores de conhecimento nas comunidades.
Essa iniciativa se alinha a outros compromissos da Anatel, como o acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e amplia o foco na alfabetização midiática em um contexto de desinformação.
(Com informações da Agência Nacional de Telecomunicações)