Com 5G e novo modelo, agenda regulatória 2021-2022 da Anatel vai à consulta

A Consulta Pública (CP) da Agenda Regulatória para o Biênio 2021-2022 da Anatel foi aprovada na reunião do Conselho Diretor desta quinta-feira, 2. Pela proposta aprovada, a CP terá o prazo de 30 dias para recebimento de contribuições. A agenda prevê a realização do leilão de 5G e a regulamentação da migração de regimes dentro do novo modelo previsto na Lei 13.879/2019.

Para o biênio 2021-2022, a proposta da Anatel prevê 36 iniciativas, sendo 31 em continuação da agenda regulatória 2019-2020 e cinco novas. Vale lembrar que o cronograma do biênio anterior atingiu dois terços das medidas previstas.

Entre as iniciativas destacadas pela agência estão

Notícias relacionadas
  • A edição do edital do leilão do 5G previsto para o primeiro semestre de 2021;
  • a reavaliação do Regime e Escopo dos Serviços de Telecomunicações, que engloba o Regulamento de Adaptação do Regime de Concessão para o de Autorização conforme estabelecido no novo modelo, já regulamentado por decreto pelo presidente Jair Bolsonaro. A aprovação final atualmente prevista também é para o primeiro semestre de 2021; e
  • a reavaliação da regulamentação sobre direito dos consumidores de serviços de telecomunicações, com aprovação final prevista para o segundo semestre do ano que vem.

Prazo

Após o exame das contribuições da sociedade na Consulta Pública, o processo deve voltar ao Conselho Diretor para ajustes finais e aprovação o que, por força da Portaria nº 927/2015, deve ocorrer até 31 de março de 2021.

Além de conferir maior publicidade, transparência e eficiência ao processo regulatório, a Agenda Regulatória possibilita o acompanhamento pela sociedade e entes regulados dos compromissos pré-estabelecidos pela agência. A agenda relaciona as iniciativas regulatórias e regulamentares que serão discutidas pela Anatel nos dois anos seguintes à sua aprovação.

A implementação da agenda também permite à Anatel uma melhora no planejamento, na coordenação e no controle das tarefas executadas internamente, direcionando recursos e esforços para onde são mais necessários e produzem resultados mais relevantes. (Colaborou Bruno do Amaral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!