Anatel nega recurso contra acordo Vivo/TIM; regras de roaming serão reavaliadas

Foto: Pixabay

Dois pedidos de reconsideração da decisão da Anatel que concedeu anuência prévia aos contratos de cessão onerosa recíproca (compartilhamento) de rede celebrados entre a TIM e a Vivo foram indeferidos nesta quinta-feira, 2, em reunião do Conselho Diretor da agência. Os acordos foram aprovados sem condicionantes e não houve mudança desta decisão. A novidade da análise do conselheiro Carlos Baigorri é que a Anatel deve realizar uma avaliação sobre os efeitos no roaming gerados em cidades com menos de 30 mil habitantes, rodovias e estradas, mas a medida é geral, e se aplica a todas as operadoras.

Solicitados pela Algar Telecom e pela Claro, os pedidos tiveram relatoria de Baigorri. Na análise, o conselheiro solicitou que as superintendências de de Competição (SCP), de Planejamento e Regulamentação (SPR) e Controle de Obrigações (SCO) avaliem "medidas para expandir a oferta de roaming, em todos municípios abaixo de 30 mil habitantes e em rodovias e estradas".

Uma vez que o contrato entre TIM e Vivo prevê uma "single grid" 3G e 4G em cidades de até 30 mil habitantes, com compartilhamento entre as duas empresas, as concorrentes alegavam que a medida poderia dificultar o acesso de terceiras a acordos de roaming nestas regiões. Ainda que entendendo não caber "condicionantes relativos a roaming para o contrato de compartilhamento", Baigorri solicitou que o tema seja acompanhado.

Notícias relacionadas

"Destaco que essas medidas não necessitam necessariamente ser medidas regulamentares. Entendo que, considerando que muito já se avançou na questão do roaming por meio do PGMC e do Projeto Roaming 30k, as questões remanescentes poderiam ser endereçadas por meio de medidas de autorregulação", afirmou. "Por fim, destaco que a anuência prévia, não tem o condão de afastar o acompanhamento
dos contratos 2G e 3G pela Anatel e, a imposição de condicionantes, a posteriori, caso assim se entenda necessário, no curso de sua execução".

A Anatel concedeu anuência para o acordo de compartilhamento no final de abril; a operação também recebeu sinal verde do Cade. O acordo de RAN Sharing entre Vivo e TIM prevê dois contratos de cessão onerosa distintos: além da single grid para 3G e 4G, cada parte oferecerá o serviço 2G para o cliente de ambas em cerca de 2,7 mil municípios, resultando na desativação de sites legados e possível refarming de frequências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!