5G da Claro reutiliza faixas do 4,5G, mas operadora ainda espera leilão da Anatel

Foto: Life-Of-Pix / Pixabay

A rede 5G da Claro deverá utilizar as mesmas faixas hoje aplicadas no 4,5G, uma solução encontrada para a operadora não precisar esperar pelo futuro leilão da Anatel, que só deverá ocorrer em 2021. Mas o espectro ainda é algo com o qual a operadora conta.

Sem entrar em muitos detalhes, o CMO da Claro, Márcio Carvalho, mencionou o lançamento da rede 5G utilizando compartilhamento dinâmico de espectro (DSS) durante evento online da Futurecom nesta quinta-feira, 2. Ele ressalta que a rede aproveitará as frequências já aplicadas no LTE-Advanced Pro, que agrega portadoras nas faixas de 700 MHz, 1.800 MHz e 2,5 GHz (além de utilizar tecnologia de múltiplas entradas e saídas MIMO 4×4). 

"O espectro já está alocado, depois virá o leilão e vamos aumentar a capacidade", destaca Carvalho. A questão é que, até que o certame aconteça, será necessário também passar pelo desafio de aumentar a capilaridade da cobertura, uma vez que "as frequências são mais altas e vão demandar mais investimento". Isso porque, quanto mais alto o espectro, menor a área de cobertura de cada antena.

Notícias relacionadas

"A gente acredita muito nesse investimento gradativo. Temos o 4,5G implantado desde 2017. Com a nova tecnologia do DSS, a gente já tem ganhos e começamos a caminhada [para o 5G] a partir de agora", declara. 

Na opinião dele, o leilão de 5G precisa ser "sustentável, equilibrado, isonômico e fomentar o investimento em infraestrutura". Apesar de a Claro estar iniciando desde já a nova tecnologia, Carvalho fala que é necessário obedecer o "ciclo natural" das gerações. "Não adianta forçar, porque a adoção do 5G também vai passar por consumidores, e terá custo de escala. A curva tem de ser respeitada."

Live da Futurecom contou ainda com António Nunes, da Angola Cables, e Ken Kennedy, da CSG

Para a TIM, a nova tecnologia vai precisar da capacidade para mostrar a plena capacidade. "Não é simplesmente o 5G, é o 5G com mais espectro para continuar dando vazão", avalia. Ele ressalta que o leilão é, na verdade, de espectro, e não necessariamente atrelado à tecnologia. 

Capdeville diz também que o 5G ainda vai demorar a trazer retorno sobre o investimento, e que o ecossistema não será exclusivamente com telecomunicações, mas com outras verticais. Ou seja, boa parte da receita das teles continuará atrelada ao 4G por um bom tempo. O que traz um desafio em relação à expansão da próxima tecnologia. 

"Continuamos a investir no 4G, no avanço da cobertura, e ainda tendo que pagar espectro novo. Quando coloca isso em operadoras, que têm grande taxa de investimento sobre receita, aí pode começar a faltar dinheiro para investir no 5G", declara o executivo. Ele disse que a TIM está sendo "vocal" com o governo para, justamente, poder contar com o uso dos fundos setoriais como o Fust. "Precisamos deixar de ter obrigações e ter mais incentivos."

"É um capital extensivo e parte dos investimentos é em dólar", ressalta o diretor de regulamentação e assuntos institucionais da Oi, Carlos Eduardo Medeiros, comentando sobre o mercado em geral. "O segredo está no aumento de escala", complementou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!