Avançam os testes com satélite sino-brasileiro que deve ser lançado em dezembro

O satélite sino-brasileiro CBERS-4, de observação e medições científicas, passou no final do mês passado por uma bateria de testes na China. Foram realizados testes de vibração acústica e senoidal que reproduzem os ruídos que o artefato enfrentará durante o lançamento, previsto para a primeira quinzena de dezembro. O CBERS-4 na configuração de lançamento, também passou por testes de vibração nos três eixos para checar a robustez mecânica do satélite e seus subsistemas e a compatibilidade dinâmica com o foguete.

Notícias relacionadas
O CBERS-4 já havia passado por outra etapa quando, pela primeira vez, o Gerador Solar (SAG) e o satélite foram integrados e testados conjuntamente. O SAG, responsável por captar a luz do Sol e convertê-la em energia elétrica, essencial para o funcionamento de todos os sistemas e subsistemas que compõem o satélite, foi enviado à China no início de maio. Com mais de 16 metros quadrados, o gerador que pesa apenas 55 kg foi fabricado pelas empresas brasileiras Cenic e Orbital.

As próximas atividades serão a retirada dos painéis solares, a realização de uma nova checagem dos alinhamentos e a preparação do satélite para o teste em câmara termovácuo.

Uma equipe do INPE está na China e, junto aos técnicos daquele país, trabalha para o lançamento deste que é o quinto satélite desenvolvido pelo Programa CBERS (sigla em inglês para Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

O último artefato produzido pelo programa, o CBERS-3, lançado em dezembro do ano passado pelo foguete Longa Marcha 4B, sofreu um problema no lançamento e tudo indica que acabou caindo no mar. O terceiro motor do foguete foi desligado com dez segundos de antecedência e, por isso, o satélite não teve velocidade suficiente para se manter em órbita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!