Telefónica, Vodafone e Orange compartilharão fibra ótica vertical na Espanha

A Telefónica resolveu ampliar seu leque de parceiros para compartilhamento e coinvestimento em fibra ótica vertical em edifícios para a construção de redes FTTH na Espanha, depois de anunciar em outubro do ano passado uma parceria com a operadora de telefonia fixa e móvel Jazztel. Telefónica, Vodafone e Orange assinaram um acordo nesta terça-feira, 2, para dividir infraestrutura vertical de fibra ótica naquele país.

Notícias relacionadas
A parceria permite que as três operadoras possam utilizar a infraestrutura de suas rivais a qualquer hora que precisarem. A Orange e a Vodafone podem usar a infraestrutura já implementada da Telefónica no país, e quando ambas operadoras instalarem as suas, a Telefónica também terá sua parte da divisão.

Cada infraestrutura será compartilhada por meio de um único pagamento que dará o direito de a operadora utilizá-la por 20 anos. Os preços desse uso serão definidos pela Comissão do Mercado de Telecomunicações da Espanha.

O acordo também detalha os tipos de prédios nos quais a infraestrutura será compartilhada e os procedimentos técnicos para isso. Além disso, as operadoras irão gradualmente especificar as cidades, áreas e prédios nos quais desejam implementar fibra ótica para ser criado um plano de entrega de infraestrutura.

Vodafone e Orange já tinham um outro acordo para investimento compartilhado de fibra ótica para cobertura de seis milhões de domicílios e pontos corporativos em 50 grandes cidades até setembro de 2017 e chegar a uma penetração de 40% das residências na Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!