PEC que põe inclusão digital como direito fundamental na Constituição segue para Câmara

O Plenário do Senado Federal aprovou por unanimidade a PEC 47/2021, da senadora Simone Tebet (MDB-MS), que acrescenta a inclusão digital no rol de direitos fundamentais previstos no art. 5º da Constituição Federal. O texto não contou com votos contra em nenhum dos dois turnos de votação.

O relator da matéria, senador Fabiano Contarato (PT-ES), disse que a proposta traz muitos avanços para a cidadania, e que para materializar o direito à inclusão digital, o poder público precisa implementar políticas que viabilizem a conexão à internet; promovam a expansão da infraestrutura de comunicação; ofereçam incentivos econômicos para redução do preço do serviço, especialmente voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica ou social e reduzam o custo de dispositivos de acesso, como computadores e celulares.

"Nesse contexto, entendemos que a inclusão digital seria, então, a condição que engloba as capacidades de acessar, analisar, produzir e publicar conteúdos na rede mundial de computadores, de maneira crítica e fundamentada", disse Contarato na leitura do seu relatório. O texto agora será analisado pela Câmara dos Deputados.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!