Viagem da missão 5G do MCom aos EUA inclui reunião com investidores

A viagem aos Estados Unidos da comitiva liderada pelo Ministério das Comunicações tem dois objetivos: conhecer o modelo de rede privativa do Departamento de Defesa norte-americano e "dialogar com investidores". O ministro Fábio Faria confirmou em coletiva de imprensa em Brasília nesta quarta-feira, 2, que há na agenda uma visita ao Departamento de Comércio dos EUA, o FTC, para uma "cooperação bilateral do 5G". 

Além de passar pelo regulador FCC, pelo departamento de Homeland Security e com a diretoria de inteligência do governo dos Estados Unidos, a comitiva terá uma "segunda parte" em que promoverá encontros com a iniciativa privada. Haverá reunião com investidores, almoço com presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e com empresas.

"Vamos na Qualcomm, Motorola, IBM, AT&T, Ericsson e Nokia. E teremos reuniões com seis fundos de investimento e bancos, e também com a consultoria Eurasia", destacou Faria. Vale lembrar que uma viagem semelhante foi realizada para os países sede das fornecedoras Ericsson (Suécia) e Nokia (Finlândia), além de visitas e reuniões com as duas companhias no Brasil.

Notícias relacionadas

Apesar de ser a primeira visita oficial do governo brasileiro aos Estados Unidos após a posse do presidente Joe Biden, o ministro das Comunicações negou haver qualquer intenção política de reaproximação com o governo norte-americano. Segundo Faria, as lideranças dos dois países continuam a ter boa relação, e a viagem tratará apenas do tema da rede privativa.

Membros

Outros membros da comitiva deverão participar de encontros com o FBI e a CIA, segundo o ministro. Participarão o secretário especial de assuntos estratégicos da presidência, almirante Flávio Rocha; o general Correia Filho, comandante de comunicações eletrônicas do Exército e que representará o ministro da Defesa, Braga Netto; e o diretor geral da Abin, Alexandre Ramagem, representando o GSI do general Heleno. A secretaria da Casa Civil, liderada por Onix Lorenzoni, será representada por Hélio Santana, diretor de tecnologia da presidência da República, responsável pela segurança das redes sociais.  

Notadamente, Fábio Faria disse que os senadores Flávio Bolsonaro (Patriota/RJ) e Ciro Nogueira (PP/PI) estarão na comitiva, citando que ambos são da Comissão de Assuntos Econômicos e Relações Exteriores do Senado. Não justificou, porém, critério para escolha dos parlamentares, sobretudo o filho do presidente Jair Bolsonaro.

Os ministros do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro (que é relator do edital do 5G), Walton Alencar e Bruno Dantas também farão parte da delegação, assim como ocorreu na viagem do MCom à Europa. Também participarão equipes técnicas do ministério das Comunicações – Faria citou o secretário de telecomunicações, Artur Coimbra -; de Relações Exteriores; e técnicos do TCU. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!