Senadores integram comitiva do 5G aos EUA, mas subcomissão da Câmara fica fora

Foto: Pixabay

A comitiva do Ministério das Comunicações que irá aos Estados Unidos a partir da próxima semana para tratar de temas relacionados ao 5G inclui ainda dois representantes do Senado: os senadores Ciro Nogueira (PP/PB) e Flávio Bolsonaro (Patriota/RJ). Nenhum dos dois tem atuação destacada em questões de 5G, apesar de serem da base de apoio parlamentar do governo. A comitiva do MCom tem como propósito conhecer casos de aplicações de redes privativas para uso de governo, visitar fornecedores, agências de segurança e conversas com investidores.

O Senado tem a previsão de criação de uma comissão temporária para tratar de 5G, que ainda não está instalada, mas os senadores Ciro Nogueira e Flávio Bolsonaro não são, até o momento, indicados de suas bancadas para comporem esta instância. De qualquer forma, nenhum dos membros já indicados para esta comissão integra a comitiva do MCom. São indicados atualmente a senadora Daniella Ribeiro (PP/PB) e senadores Vanderlan Cardoso (PSD/GO), Irajá (PSD/TO), Zequinha Marinho (PSC/PA) e Luiz Carlos Heinze (PP/RS).

Segundo apurou TELETIME, tampouco há na comitiva do Ministério das Comunicações aos EUA participantes da subcomissão da Câmara que trata especificamente do 5G, nem do grupo de trabalho de 5G da casa. A assessoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), que preside tanto a subcomissão quanto o GT, negou a este noticiário ter recebido convite para integrar o grupo. Vale lembrar que o ministro Fábio Faria foi convidado pela subcomissão a participar de audiência para tratar do 5G.

Notícias relacionadas

Entre as autoridades confirmadas à missão dos EUA estão, além do ministro Fábio Faria e do secretário de de telecomunicações interino Artur Coimbra, os seguintes participantes:

  • Ministros do TCU: Walton Alencar, Raimundo Carreiro (relator do edital de 5G) e Bruno Dantas.
  • Representante do  GSI: Alexandre Ramagem, diretor geral da Abin.
  • Presidência da República: Flávio Rocha (Secretário de Assuntos Estratégicos) e Hélio Sant'ana (diretor de tecnologia da Secretaria geral da Presidência).
  • Ministério da Defesa: General Correa Filho

A Anatel seria representada pelo presidente da agência, Leonardo Euler, mas a sua participação foi cancelada por motivos pessoais, segundo apurou este noticiário, e ainda não há indicação de algum representante na comitiva. (Colaborou Marcos Urupá)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!