Proposta de relator do PL das fake news inclui modificações no registro do pré-pago

Foto: Pixabay

Apesar de focar em provedores de aplicação e em usuários de aplicativos de mensagem e de redes sociais, o relatório do senador Angelo Coronel (PSD-BA) para o projeto de lei nº 2.630/2020, o PL das fake news, traz impacto para o setor de telecomunicações também. Além de alterações no Marco Civil da Internet e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o substitutivo do parlamentar propõe novas regras para cadastro de celular pré-pago, incluindo a obrigação de isso ser presencial.

A proposta do relatório diz ser necessário incluir no projeto um "aprimoramento" no cadastro de usuários de celular pré-pago determinado pela Lei nº 10.703/2003. Segundo o senador Angelo Coronel, "as operadoras de telefonia têm adotado um modelo de registro meramente declaratório, sem qualquer verificação, que favorece a inclusão de informações incorretas na base de dados". Por isso, sugere exigir o "cadastramento presencial dos usuários e a verificação de seus documentos de identificação". 

Assim, o parlamentar sugere que essas "falhas" no cadastro "impedem a identificação dos responsáveis por condutas inadequadas e mesmo pelo cometimento de crimes pela Internet". Desta forma, a proposta atribuiu um impacto para empresas de telecomunicações ao implicar uma suposta responsabilidade de identificação às operadoras. Vincula também o serviço móvel pessoal (SMP) à regulação de aplicações de serviço de valor adicionado (SVA). 

Notícias relacionadas

Cadeiras na autoridade

Vale notar que a instituição da Autoridade de Transparência da Comunicação Digital leva em consideração uma composição com um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e um da Anatel. Apesar disso, não inclui representantes direitos de empresas de telecomunicações.

Nova redação

Uma emenda ao PL 2.630 proposta pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG) elimina essa modificação na Lei 10.703, bem como vários dos pontos do senador relator do projeto que foram criticados por entidades da sociedade civil e de direitos na Internet. O texto de Angelo Coronel pode sofrer alterações de emendas como essas, recolhidas até duas horas antes da votação, que ocorrerá às 16h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!