Telebras planeja 200 km de rede subterrânea em São Paulo para 2015

A Telebras está trabalhando em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, para a construção de uma rede metropolitana de 200 km na capital paulista, utilizando a rede subterrânea de dutos já existentes na cidade ainda esse ano. De acordo com gerente regional da Telebras para São Paulo, Luiz Nelson Vergueiro, o orçamento aprovado na empresa para o projeto é de R$ 20 milhões em 2015.

Notícias relacionadas
"Nossa rede nacional está com implantação mais lenta do que esperávamos. Ainda estamos trabalhando em coisas que deveriam terminar em 2013 e em 2014. Não é apenas falta de dinheiro, há muitos empecilhos para construir rede, especialmente nas principais cidades brasileiras", admite Vergueiro.

As parcerias com prefeituras foi a forma que a Telebras encontrou de continuar expandindo suas redes em um cenário, agora, de contingenciamento de recursos imposto pelo governo e, assim otimizar os recursos gastos com a implantação para o atendimento das arenas da Copa do Mundo. "Tivemos que investir em redes metropolitanas nessas 12 cidades dos estádios da Copa e aprendemos como fazer parcerias", lembra Vergueiro, citando como exemplo a parceria com a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) para a interligação dos vários segmentos de rede da empresa da prefeitura da capital mineira e compor, assim, uma rede metropolitana.

"Agora estamos finalizando a parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, que é responsável pelo uso e ocupação do solo, e da CET, que já tem toda uma infraestrutura implantada de dutos para podermos finalizar essa rede e atender principalmente a periferia, como o bairro de Perus, e chegar até a cidades da região metropolitana, como Mairiporã", revela Vergueiro.

A Prefeitura cederá os dutos, mas toda a implantação fica sob responsabilidade da Telebras. "Lançaremos os cabos, faremos avaliação, desobstrução e solapamento dos dutos. Tem muito duto com cabos que nem são mais utilizados. Vamos colocar ordem na casa", garante. A negociação, segundo Vergueiro, está avançada. "Só estamos dependendo da aprovação da Prefeitura para começar". A expectativa da Telebras é alcançar uma rede de cerca de mil km na Grande São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!