Oi conclui venda dos ativos da Portugal Telecom por 5,8 bilhões de euros

A Oi informou ao mercado nesta terça, 2, em fato relevante, que foi concluída a operação de venda dos ativos da Portugal Telecom para a Altice. Até o momento, o negócio representou um desembolso de 5,789 bilhões de euros à Altice, dos quais 4,92 bilhões foram recebidos no caixa da Oi (R$ 17 bilhgões) e o restante (869 milhões de euros) foi utilizado para abatimento da dívida da PT Portugal, mas esse valor ainda pode sofrer variações "em função de alterações nas posições de caixa, dívida e capital de giro na data de fechamento", diz o fato relevante. Os papeis da Oi tiveram expressiva alta depois da conclusão do negócio (5,3%).

Notícias relacionadas
O valor final é diferente dos 7,4 bilhões de euros inicialmente divulgados como o valor da empresa quando o negócio foi proposto, mas a explicação está nos ajustes que foram feitos. No fato relevante de 8 de dezembro, quando o negócio foi anunciado, isso já estava indicado: o valor da empresa (enterprise value) era "correspondente 7,4 bilhões de euros, com ajustes de caixa e dívida, incluindo a previsão de um pagamento diferido (earn-out) de 500 milhões de euros relacionado à geração futura de receita da PT Portugal. O preço a ser pago pela Altice sofrerá ajustes usualmente adotados em operações similares, de acordo com a posição de caixa da PT Portugal no fechamento da operação", dizia o fato relevante.

O principal impacto foi em relação aos ajustes feitos em decorrência dos compromissos com fundos de pensão da Portugal Telecom (1,1 bilhão de euros) e o restante é o earn-out de 500 milhões de euros, que ainda podem ser pago a depender do desempenho operacional da Portugal Telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!