Governo brasileiro procura WiMax Forum para propor integração do ISDB-T

A Casa Civil e o Ministério do Planejamento acompanharam esta semana, em Amsterdã, o WiMax Global Congress 2009 com dois objetivos específicos: conhecer o potencial da tecnologia para programas de inclusão digital e, principalmente, propor aos desenvolvedores da tecnologia o desafio de adaptar o WiMax para servir ao canal de retorno da TV digital aberta no país. Em apresentação durante o congresso, André Barbosa, assessor especial da Casa Civil, pontuou as necessidades do Brasil. "Hoje temos uma tecnologia de ponta em transmissão digital de TV e uma rede broadcast com cobertura nacional. Queremos trazer a Internet e a interatividade em duas vias a esse universo, e queremos fazer isso, se possível, integrando o WiMax ao chip do ISDB-T (padrão brasileiro de TV digital)", disse Barbosa.
Ele detalhou a proposta aos desenvolvedores da tecnologia: utilizar a banda de 700 MHz, que hoje já é utilizada para televisão, para fazer o retorno direto, por meio do canal 1SEG do ISDB-T (onde é feita a transmissão para dispositivos móveis), utilizando a tecnologia WiMax. O detalhamento técnico do projeto foi feito pelo professor Luís Meloni, da escola de engenharia e computação da Unicamp.
A aposta do Brasil é alta. Os desenvolvedores do padrão WiMax, que hoje estão engajados em uma intensa batalha com os operadores de telefonia celular, precisariam dedicar esforços para integrar o padrão com a tecnologia ISDB, mas Barbosa garante que já existem pesquisas nesse sentido no Brasil. "Reconheço que não é uma proposta simples de ser aceita por nenhuma das partes, mas temos certeza de que seria uma inovação importante para o modelo de TV digital e para o modelo de WiMax". Entre as aplicações vislumbradas estão, além da interação, a rede de governo eletrônico e eventualmente até o acesso à internet. A vantagem para a proposta brasileria é que o WiMax tem um grupo que trabalha, hoje, no desenvolvimento da tecnologia para a faixa de 700 MHz. As conversas ainda são preliminares.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!