Telecom Italia anuncia intenção de adotar plataforma Brew

Uma das surpresas da edição deste ano do evento Brew 2006, realizado esta semana em San Diego e voltado a operadores e desenvolvedores de aplicações sobre plataforma Brew (tipicamente ligada ao CDMA) foi a presença da Telecom Italia. Uma das principais operadoras GSM do mundo, a Telecom Italia anunciou durante o evento que está trabalhando para viabilizar o uso da plataforma Brew em sua operação UMTS na Italia. E, segundo revelou Luigi Licciardi, diretor de desenvolvimento de tecnologias e mercado da Telecom Italia a este noticiário, a estratégia é global, podendo chegar ao Brasil. "Temos uma série de missões ainda a cumprir para poder anunciar o início do uso de aplicações Brew em nossa rede UMTS (em HSDPA/WCDMA), mas se tudo correr bem, podemos ter alguma coisa no final do ano?, afirmou Licciardi. ?Naturalmente, nossas estratégias são globais e o Brasil deve ser afetado no futuro. Mas lá há o problema ainda de uma indefinição sobre o que acontecerá com a 3G, ainda não temos as licenças. Trabalharemos para levar ao Brasil o que desenvolvermos na Europa."
A Telecom Italia focou sua apresentação durante o Brew 2006 na questão da convergência entre plataformas fixas e móveis, dando muita ênfase para a possibilidade de tráfego IP também nas redes móveis, com soluções como WiBro. A operadora espera ter 50% de penetração de banda larga nas redes fixas no final de 2008 e o mesmo percentual de penetração do UMTS nas redes móveis na Itália. Segundo Licciardi, as prioridades da Telecom Italia são a construção de uma rede banda larga móvel, em cima de UMTS e WiBro (prometida para entrar em operação em junho), a construção de uma rede para mobile TV em DVB-H (também prevista para junho) e a convergência plena entre as redes fixa e móvel. "Boa parte desta estratégia faz sentido no Brasil, mas há questões regulatórias e societárias locais que precisam ser resolvidas antes", disse Licciardi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!