Alcatel inicia fabricação local de DSLAMs e ERBs em setembro

A Alcatel anunciou o início da produção local de DSLAMs (multiplexadores de acesso de linha digital do assinante), Estações Radiobase (ERBs) e transmissores wireless a partir de setembro próximo. A empresa pretende nacionalizar também, a partir de 2004, sua linha de soluções de PABX IP. Os investimentos feitos até o momento somam US$ 4,2 milhões.
A empresa ainda estuda ainda a possibilidade de produzir localmente terminais GSM, que atualmente têm produção concentrada na China.
A produção dos DSLAMs no Brasil será terceirizada, e estão em negociações parcerias com as empresas de outsourcing Jabil e Samina. A empresa também negocia com as mesmas empresas, além da Flextronics, a fabricação de ERBs. Para estes últimos produtos, a empresa prevê a nacionalização em três etapas, com duração de seis a oito meses cada uma. A previsão de capacidade inicial de produção para as DSLAMs será de 400 mil linhas por ano, enquanto para as ERBs será de 4,5 mil unidades por ano e para os transmissores, de 13,5 mil unidades por ano.

Notícias relacionadas
De acordo com o presidente da Alcatel, Jonio Foigel, a empresa realiza os investimentos sob a aposta de que os juros no País tendem a cair em médio ou curto prazo. ?O custo do dinheiro no Brasil é de fato um complicador. Mas temos que fazer nossos planos em médio e curto prazos?, explicou o executivo.

Resultados

A previsão da Alcatel para este ano é de repetir, pelo menos, os resultados do ano passado, quando a empresa teve receita líquida de R$ 836,5 milhões. Em 2002, com a queda vertiginosa dos pedidos no setor de telecomunicações, a empresa amargou uma queda de 29,3% em sua receita. O valor é, contudo, inferior à queda de investimentos no setor no mesmo período, que foi de 50%. Houve, portanto, um crescimento de participação de mercado da empresa de 8% para 14%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!