QMC Telecom realiza primeiros testes indoor de 5G em 3,5 GHz

Shopping Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro, recebeu testes do 5G da QMC Telecom. Foto: Divulgação

[Publicado originalmente no Mobile Time] A operadora de infraestrutura QMC Telecom anunciou, nesta segunda-feira, 2, que iniciou uma fase de testes de 5G indoor, no shopping center Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro.

O experimento, uma novidade em ambiente interno, está sendo feito na faixa de 3,5 GHz por meio do DAS (Distributed Antenna System), sistema que se conecta à rede de operadoras e oferece cobertura celular por meio de pontos ligados através de cabos de fibra. A banda de 3,5 GHz ainda não está disponível para ser utilizada comercialmente, uma vez que depende do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na Faixa de 3.625 a 3.700 MHz), que vai determinar a limpeza do espectro.

De acordo com a QMC, neste projeto foram escolhidos pontos estratégicos do Bossa Nova Mall para a realização dos testes: a praça de alimentação, ponto de espera de aplicativo de transporte, e o lobby do hotel que fica interligado ao shopping.

Notícias relacionadas

A empresa informou ainda que já nos primeiros ensaios têm alcançado picos de velocidade de 1,4 Gbps. O período de testes termina em julho deste ano e conta com uma operadora parceira, cujo nome ainda não pode ser revelado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!